Endometriose: tudo o que você queria saber sobre a doença.

Endometriose: tudo o que você queria saber sobre a doença.

Endometriose: você sabe o que é? Já escutou alguma amiga dizendo sentir fortes cólicas e dores na relação sem explicação aparente? Esses podem ser alguns sintomas da endometriose, que atinge mais de 170 milhões de mulheres no mundo durante seu período mais produtivo e em sua fase reprodutiva.

A Associação Brasileira de Endometriose fala em 7 milhões de mulheres apenas no Brasil, embora não existam dados oficiais.

Endometriose: tudo o que você queria saber sobre a doença.
Endometriose: tudo o que você queria saber sobre a doença.

O que é endometriose?

A endometriose é uma importante doença ginecológica caracterizada pela presença de tecido endometrial só que fora do útero. O endométrio é uma camada de tecido composto por glândulas e estroma que recobre a cavidade interna do útero, ele é o responsável pela menstruação quando descama ao final de um ciclo menstrual.

O que acontece o corpo da mulher com endometriose e quais os riscos?

A forma como a endometriose acontece no corpo de uma mulher pode ser variável, em alguns casos ela pode persistir como uma doença mínima ou leve, e em outros casos, pode apresentar alguns sintomas graves devido à invasão e infiltração de tecidos, crescimento de endometriomas ou “cistos de chocolate”, adesões pélvicas severas, ou bloqueio pélvico que pode afetar outros órgãos, como tubas uterinas, ovários, intestino, vagina, bexiga e uretra.

Ela acontece em mulheres de todas as idades?

Atinge cerca de 10 a 15% das mulheres no período reprodutivo. Ela pode surgir logo após as primeiras menstruações.

Há predisposições?

Algumas alterações genéticas no DNA já foram identificadas em mulheres com endometriose. Do mesmo modo, filhas e irmãs apresentam maior risco do que a população em geral.

Endometriose: tudo o que você queria saber sobre a doença.

É possível engravidar com endometriose? 

Sim, é possível. É recomendado acompanhamento médico para o tratamento da endometriose e da infertilidade.

Cisto no ovário pode ter relação com endometriose?

Existem diversos tipos de cistos no ovário relacionados ao ciclo menstrual, que podem causar alterações menstruais como sangramento intenso e dor. Contudo, através de exames pode-se diagnosticar se o cisto é um endometrioma ou não.

Quais sãos os principais sintomas? 

Cólica menstrual intensa, dor profunda na vagina durante a relação sexual, dor pélvica contínua, constipação intestinal, dor para evacuar e urinar e infertilidade.

Qual tratamento mais eficaz indicado para a Endometriose? Ele dificulta a engravidez?

Não existe tratamento mais eficaz, é necessário uma consulta à seu ginecologista para determinar a localização da doença, a gravidade e o desejo ou não de gravidez, para que, então, você seja orientada e assim realizar o melhor tratamento.

Iniciar conversa!
1
Podemos lhe ajudar?
Olá. Podemos te ajudar?