As diferenças entre ginecologista e obstetra.

Antes de mais nada, a medicina é uma área grande e ampla do conhecimento. Nela cabem informações que vão da pediatria até a neurocirurgia.

Assim, na vida real é praticamente impossível o médico dominar e aplicar com perfeição todo este conhecimento.

Ao final de 6 anos de curso optamos por uma especialização médica.

Uma delas é a ginecologia e obstetrícia.

É considerada uma especialidade “grande”. Está especialização é chamada de “Residência Médica” e dura pelo menos 3 anos.

O ginecologista cuida

dos assuntos ligados à saúde da mulher, em todas as suas fases, desde que a menina menstrua até a menopausa.

Muitos consideram o ginecologista o “clínico da mulher”, visto que muitas vezes este é o primeiro profissional médico que a mulher procura.

Naturalmente existem muitas doenças que podem atingir o aparelho reprodutor feminino.

Miomas, pólipos, endometriose e cistos são exemplos.

Não podemos esquecer também do rastreamento dos canceres Bem como os de mama, útero e ovário.

Além do rastreamento, cada um deles tem seu tratamento indicado.

Já o obstetra é o profissional que acompanha

a paciente ao longo do pré natal, parto e pós parto.

É um período longo que pode se repetir caso a mulher engravide várias vezes.

Muitos pré natais são chamados de “baixo risco”. Desde que, tudo corra bem ao longo dos 9 meses.

Outros não.

Existem doenças que podem se desenvolver durante a gestação, como anemias, diabetes e pressão alta.

Todavia, outras vezes as mulheres já tem uma ou mais doenças e acabam engravidando.

Este acompanhamento é muito importante para a saúde da gestante, bem como do bebê que ela carrega.

Pré natais saudáveis geralmente terminam com recém nascidos também saudáveis, levando alegrias para todos da família.

Assim, podemos concluir que o ginecologista acompanha a mulher ao longo de toda sua vida.

Da 1a. menstruação até a menopausa e além.

Do mesmo modo, o obstetra mantém este acompanhamento em alguns momentos da vida da mulher, no período da gravidez e no parto.

Gostou deste texto ?