Benefícios não contraceptivos dos anticoncepcionais.

Benefícios não contraceptivos dos anticoncepcionais.

É muito comum no consultório  de ginecologia atender pacientes que querem saber mais sobre as pílulas anticoncepcionais.

Benefícios não contraceptivos dos anticoncepcionais.
Benefícios não contraceptivos dos anticoncepcionais.

Apesar de ser uma velha conhecida dos médicos (seu desenvolvimento vem da década de 60 do século passado) ainda existem muitas dúvidas sobre esta medicação.

E na era dos mitos e fake news que vivemos tudo fica mais difícil para a mulher separar  “o joio do trigo “.

O mais curioso é que ao longo destes 60 anos a chamada “pílula anticoncepcional ” até deixou de ser utilizada apenas para contracepção.

E é isto que vou explicar neste texto. Mesmo mulheres sem vida sexual ativa podem se beneficiar do uso do anticoncepcional oral.

Benefícios não contraceptivos dos anticoncepcionais.

Uma das caraterísticas do anticoncepcional oral  é o bom controle do ciclo que ela oferece. Nas pílulas mais tradicionais a paciente toma 21 comprimidos e faz pausa de 7 dias. Nesta pausa ocorre a menstruação. Assim , muitas mulheres com irregularidade menstrual fazem uso da pílula para regularizar o ciclo. Com alguma experiência no uso da medicação conseguem até controlar quando irão menstruar.

Além do bom controle do ciclo, usuárias de pílulas geralmente sangram menos. E esta é uma outra boa indicação: quando queremos diminuir o fluxo menstrual , seja em quantidade ou duração. Na presença de patologias, como no caso de miomas, ou não.

Sangrando menos, muitas mulheres também tem menos cólicas menstruais. E esta é uma indicação boa no caso de adolescentes, que apresentam muitas vezes cólicas mais intensas.

E por fim, por uma questão hormonal, as usuárias de pílulas geralmente melhoram do quadro de oleosidade da pele e de acne. Este benefício costuma ocorrer com o uso de muitos anticoncepcionais, mas com alguns mais do que outros.

Assim, apenas a consulta com seu médico pode indicar a melhor opção para você.

Portanto, naturalmente nem tudo é ótimo para usuárias de pílulas. Existem efeitos colaterais e mesmo contra indicações em alguns casos. Aproveite a consulta médica para esclarecer suas dúvidas.

Gostou deste artigo? Quer deixar algum comentário?

Curta, comente, compartilhe !

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Você tem dúvidas sobre ginecologia e/ou obstetrícia?

Escreva-nos! Suas informações são sigilosas e protegidas.

Utilize seus dados verdadeiros, para que possamos responder seu contato.

Leia também.

Iniciar conversa!
1
Podemos lhe ajudar?
Olá. Podemos te ajudar?