Consulta de rotina: melhor prevenir do que remediar!
Começo de ano sempre é um bom momento para cuidar da saúde !
As pessoas de maneira geral tem um pouco mais de tempo, as grande cidades ficam um pouco mais vazias e tem sempre aquela história de “resolução de ano novo”, com a preocupação de cuidar melhor da saúde.
Ou seja: tudo conspirando a favor.
Sempre se deve começar com uma consulta com seu médico de confiança. Um profissional que te conheça, que saiba seu histórico de saúde, e que de preferência já te acompanhe há alguns anos. Digamos que seja “um médico para chamar de seu”.
Dessa forma, naturalmente além de te avaliar clinicamente, o profissional precisa saber quais exames devam ser solicitados.
E aqui já começam alguns detalhes. Muitas vezes digo que o ginecologista “funciona” como o clínico da mulher.
Naturalmente se a paciente já tem algum problema de saúde e faz acompanhamento com algum especialista, este profissional que deve fazer o acompanhamento pertinente.
Mas muitas vezes não. A mulher pode não ter nenhum problema e querer fazer o chamado “check-up”.
E os exames a serem solicitados dependem da idade da mulher, dos antecedentes pessoais e familiares.
Consulta de rotina:
Existem diretrizes que servem para padronizar os rastreamentos das doenças.
Tais diretrizes são avaliadas de tempo em tempo pelos médicos e podem mudar de acordo com os estudos científicos, sendo atualizadas.
Mas um dos aspectos mais importantes: quase nunca pedir muitos exames é melhor para a saúde do paciente. Vivemos numa época em que as consultas infelizmente estão ficando muito curtas. E médicos e pacientes começam a acreditar que pedir muitos exames se traduz em melhores cuidados com a saúde, o que não costuma ser verdade.
Exames complementares tem que ser solicitados na medida certa! E aí reside o conhecimento médico.
Consulta de rotina: melhor prevenir do que remediar!
Para rastrear canceres e doenças cardiovasculares por exemplo. Que podem ser tratados em fases iniciais com melhores resultados. Ou para instituir mudanças de estilo de vida, que tragam menos doenças no futuro.
E você ? Já agendo sua consulta ?