É possível engravidar durante a menopausa?
Menopausa é o nome que se dá ao último ciclo menstrual da mulher. Em média, esse processo acontece por volta dos 50 anos e marca o esgotamento dos óvulos e a diminuição da produção de hormônios como progesterona e estrogênio, que atuam na ovulação. Porém, mesmo com essas alterações do organismo, existe a possibilidade de engravidar naturalmente nesse período?
A resposta é não. De forma natural, não é possível que isso aconteça, já que não existem mais óvulos no organismo para serem fecundados. “O fim da menstruação acontece quando o sistema reprodutivo feminino entra em falência ovariana, ou seja, quando não existem óvulos vivos no ovário”, explica a ginecologista e obstetra Leticia Piccolo. “Dessa forma, a partir do momento em que se entra em menopausa, não é possível engravidar”, continua. Oficialmente, ela lembra, só é possível afirmar que uma pessoa está na menopausa um ano após a data da última menstruação.
+Adenomiose: entenda a doença que pode levar à retirada do útero
Porém, existem alternativas para quem deseja engravidar durante a menopausa. A reprodução assistida em que é feita a fertilização in vitro com óvulos doados ou congelados, por exemplo, está entre as possibilidades. “Nesse processo, juntamos o óvulo e o espermatozóide em laboratório, fora do corpo da mulher. Os embriões fertilizados são mantidos em um meio de cultura por cinco dias e só então são transferidos para o útero”, diz Leticia.
Para receber o embrião, é necessário preparar o útero com os hormônios estradiol e progesterona, responsáveis por simular a ovulação. Esse estímulo serve para que o endométrio tenha as condições necessárias para desenvolver a gestação.
Há riscos durante a gravidez na menopausa?
Em geral, após os 37 anos é preciso ter um pouco mais de cautela durante a gravidez, informa o ginecologista e obstetra Carlos Moraes. “A medida em que a mulher envelhece, os riscos durante a gravidez aumentam em função da própria idade. Porém, se a paciente possui boa saúde, com prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, não há grandes problemas”, garante.
Segundo o especialista, as doenças mais frequentes que são diagnosticadas em quem engravida durante a menopausa são diabetes e pressão alta, geralmente características do período. “Se for feito o acompanhamento correto durante o pré-natal, não há com o que se preocupar, já que não configuram uma situação de risco extrema”, finaliza.