Infecção urinária recorrente na mulher.

As chamadas Infecções do Trato Urinário (ITU), afetam geralmente as mulheres adultas.

Igualmente, mulheres na pós menopausa são especialmente vulneráveis a este quadro, definido como dois episódios em 6 meses ou 3 episódios em um ano. Importante lembrar que a infecção tem que ser demonstrada com urocultura.

Infecção urinária recorrente na mulher.

Algumas causas de ITU são o aumento da frequência de relações sexuais, cirurgias pélvicas, uso de sondas urinárias, diabetes ou menopausa.

Primeiramente, na consulta devemos focar a presença dos sintomas clássicos como ardor ao urinar, urinar em intervalos menores e pouca quantidade, dor e/ou febre.

Assim também, frequentemente, muitas mulheres referem urina com odor forte .

Nos quadros recorrentes é importante salientar que a infecção não é culpa da paciente ou falta de higiene.

Infecção urinária recorrente na mulher.

No tratamento incluímos antibióticos, tratamentos hormonais e remédios naturais para evitar novas infecções.

Ao mesmo tempo, quadros mais simples devem ser tratados com antibióticos, durante 3 a 5 dias. Geralmente por via oral.

Normalmente oriento ingestão adequada de água, não demorar muito para urinar e estrógenos vaginais em baixa dose para casos indicados.

O ginecologista tem um papel fundamental no diagnóstico e no tratamento da infecção urinária recorrente na mulher.

Assim também, apenas uma abordagem individualizada consegue identificar as causas, prevenção e tratamentos adequados.

Existe sempre o risco da chamada infecção baixa atingir os rins, passando a ser chamada de pielonefrite e até de se espalhar para o sangue.

Pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa causada por bactérias que atingem o parênquima renal e o bacinete, a porção do rim dilatada em forma de funil.”

É sempre importante salientar que ao perceber os sintomas descritos anteriormente, você agende uma consulta ginecológica em uma de nossas clínicas. Atendemos em Osasco-SP ou no Morumbi-SP.

Enfim, acesse o formulário de pré-cadastro, clicando no botão superior do site. Assista ao vídeo explicativo. Logo depois, preencha corretamente seus dados e aguarde nossa equipe entrar em contato.
Você será orientada sobre valores, datas livres para agendamento e planos de saúde aceitos.

Você gostou desta matéria? Compartilhe e ajude outras mulheres!