Miomas Uterinos

Miomas Uterinos são nódulos benignos, que se originam no útero.

Miomas Uterinos

Olá pessoal !

Um assunto que me acompanha ao longo dos meus anos de prática profissional são os miomas.

Dependendo da sua localização recebem nomes: sub mucosos, intra murais e sub serosos. E dependendo de sua localização e do seu tamanho determinam os sintomas.

As queixas geralmente são de dor pélvica , aumento do fluxo menstrual ,  fraqueza por anemia e dificuldade para engravidar.

Miomas Uterinos podem ser únicos ou vários.

Já fiz cirurgia de retirada de um mioma que pesou 4 kg! Em outro caso, retirei quase 30 miomas no mesmo ato cirúrgico.

Por conta da variedade do quadro clínico, não existe uma conduta padrão que seja utilizada  em todos os casos.

O tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico, depende da idade da mulher, do seu desejo de ter filhos, do número de miomas, da localização, etc.

Mas, de maneira geral não são causa de infertilidade, a não ser que todas as outras causas tenham sido afastadas.

Durante a gravidez podem dar sintomas ou não. Quando aparecem geralmente é  de dor pélvica. Em função do aumento do fluxo sanguíneo pra o útero, muitos miomas uterinos podem aumentar durante a gestação. E regredir no período de pós parto.  Administrar miomas uterinos e gestação é uma arte. Podem eventualmente atrapalhar trabalho de parto e mesmo criar dificuldades durante a cesariana.

Enfim, vejo que existem muitos mitos em relação à eles e geralmente quando atendo as mulheres numa primeira consulta percebo que estão muito assustadas. Durante a consultas procuro esclarecer as dúvidas para junto com a paciente tomar a melhor decisão.

Os miomas uterinos podem sofrer transformação maligna (virarem câncer), mas este acontecimento não é comum e não devemos usar esta argumentação para indicação de cirurgia.

Gostou deste assunto ?  Ficou com alguma dúvida ? Agende  consulta para que  possamos conversar e explicar o seu caso.