Os 10 maiores sintomas de gravidez

Os 10 maiores sintomas de Gravidez – Clínica Dr. Carlos Moraes – Ginecologista e Obstetra – Morumbi-SP e Osasco-SP

Enjoo e mudanças nos seios são sintomas de gravidez conhecidos.

Os 10 maiores sintomas de Gravidez - Clínica Dr. Carlos Moraes - Ginecologista e Obstetra - Morumbi-SP e Osasco-SP

A clínica Dr. Carlos Moraes te mostra 10 sinais de gestação — que podem ocorrer antes do atraso da menstruação!

Uma das maiores dúvidas que alguém pode ter é: “como saber se estou grávida?”. A verdade é que, mesmo antes do atraso da menstruação, o corpo já pode mandar sinais da gravidez – mas isso não é regra. Ao mesmo tempo em que algumas pessoas já notam algo diferente pouco depois da concepção, tem quem não perceba grandes mudanças mesmo com a interrupção do ciclo.

Sem dúvidas, é importante estar atento aos primeiros sintomas de gravidez que costumam aparecer com maior frequência. São sinais que merecem atenção e podem indicar que está na hora de fazer um teste de farmácia ou um exame de sangue, até mesmo para começar os cuidados necessários com a gestação o mais rápido possível.

Os 10 sintomas iniciais de gravidez mais comuns são:

• Aumento da temperatura basal;
  • Sangramento vaginal e cólica;
  • Enjoos e náuseas;
  • Alteração no corrimento vaginal;
  • Mudanças nos seios e mamilos;
  • Tontura e dor de cabeça;
  • Barriga inchada e má digestão;
  • Cansaço e sono excessivo;
  • Vontade constante de fazer xixi;
  • Mudanças rápidas de humor.

Vamos falar sobre cada um deles, com detalhes, e te explicar quais são os sinais que podem aparecer nas primeiras quatro semanas da gestação.

1. Aumento da temperatura basal

Um dos primeiríssimos sinais após a fecundação é o aumento da temperatura basal, que costuma ser medida logo após a pessoa acordar. Essa mudança também é usada para monitorar períodos de ovulação. Mas se a temperatura continuar elevada por semanas, é um indicativo de gravidez.
Isso acontece muito pela mudança de progesterona na corrente sanguínea e pode ser reparado principalmente em dias mais quentes ou durante atividades físicas. A temperatura pode subir até cerca de 1°C no primeiro trimestre e o aumento costuma durar até o final da gravidez.

2. Sangramento vaginal e cólica

Alguns dias depois da ovulação, pode ser que você tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. Esse é um sinal comum da nidação. Durante o processo, o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação.
Várias pessoas têm esse tipo de escape e têm certeza de que estão para ficar menstruadas, mas na verdade já estão grávidas. Caso comecem a surgir outros sintomas ou você repare no atraso da menstruação, pode ser a hora de fazer um teste de farmácia.

3. Enjoo e náusea

Um dos maiores medos das grávidas são os enjoos e as náuseas do primeiro semestre.
Isso pode acontecer logo nas primeiras semanas e é, de fato, um incômodo para muitas pessoas. O enjoo, que aparece em qualquer momento do dia, costuma vir acompanhado de sensibilidade para cheiros e gostos e até mesmo excesso de salivação.

Mas é possível que você passe toda a gestação sem sentir nada do tipo. Cada corpo é um corpo e as mudanças hormonais vão ser sentidas de forma diferente. De todo jeito, mesmo se os enjoos baterem com força, lembre-se de que as náuseas tendem a melhorar bastante após o primeiro trimestre e tente manter a calma.

4. Alteração no corrimento vaginal

Toda mulher que já engravidou sabe como as mudanças hormonais afetam nosso corpo.
Com a alteração do estrogênio, uma coisa que pode acontecer é o aumento da lubrificação do canal vaginal. Por isso, é comum que algumas pessoas tenham mais corrimento que o normal, com um aspecto branco e mais leitoso.

Isso é super comum e pode servir ainda como barreira física para proteger a região da vagina. Por outro lado, algumas alterações no corrimento merecem atenção, já que podem ser sinais de algum processo de infecção. Então, caso perceba uma coloração esverdeada ou acinzentada ou um odor desagradável e mais forte que o normal, é importante se consultar com um médico para descartar casos mais graves.

5. Mudanças nos seios e mamilos

É comum ouvir histórias de pessoas que foram fazer um teste de gravidez após notarem aumento dos seios. Isso porque é um sintoma precoce, que costuma aparecer antes do atraso da menstruação. Além do inchaço, que é parecido com o que acontece na TPM, é possível que a grávida sinta ardência no mamilo e maior sensibilidade nos seios.

As veias podem se tornar mais aparentes, assim como os Tubérculos de Montgomery, que são aquelas bolinhas que ficam na aréola. Pela alteração hormonal, os mamilos também podem ficar mais escurecidos. Vale lembrar que, ao se preparar para a gravidez, a mama também começa, lentamente, as suas próprias alterações para produção de leite e para a amamentação que acontecerá em alguns meses.

6. Tontura e dor de cabeça

Outra coisa que pode acontecer com as alterações hormonais são as dores de cabeças mais intensas, principalmente pelo pico de estrogênio. Mas muitas pessoas também sentem o incômodo em episódios de tontura – que são comuns no início da gestação e também podem ser sinais de alerta para a realização de um teste de farmácia ou exame em laboratório.

As primeiras mudanças na circulação sanguínea, que aumenta o fluxo principalmente para o útero, também podem ser responsáveis por alguns desses sintomas. Além disso, é possível que você tenha queda nos níveis de açúcar e da pressão arterial – hipoglicemia e hipotensão -, que contribuem para a sensação de tontura e cabeça pesada.

7. Barriga inchada e má digestão

Além do enjoo por si só, muitas gestantes percebem mudanças na digestão, que ocasionam a sensação da barriga inchada, com o estufamento, assim como gases, azia e refluxo. Isso é comum quando o bebê vai crescendo, deixando os órgãos internos um pouco mais apertados, mas também são sintomas iniciais da gravidez e podem aparecer até em pessoas que nunca tiveram esses problemas anteriormente.

Isso porque a circulação maior de hormônios gera o relaxamento dos tecidos lisos, presentes no sistema gastrointestinal. Como resultado, toda a digestão – que precisa das contrações dos órgãos para funcionar – fica mais lenta. Quando juntamos isso aos famosos desejos alimentares, que fazem com que a pessoa tenha vontade de comer ainda mais, a situação pode ficar mais incômoda.

Caso você precise de remédios para aliviar as dores e o desconforto, não deixe de consultar um médico de confiança e nunca se automedique.

8. Cansaço e sono excessivo

Você anda desmaiando no sofá à noite, na frente da TV? Passa o dia bocejando e está com mais dificuldade de se concentrar nas atividades diárias, pelo cansaço? Não se preocupe, porque o sono excessivo também é um sinal de gravidez, que aparece com mais intensidade no primeiro trimestre e, depois, no final do terceiro. Inclusive, muitas pessoas que ainda não sabem da gestação podem ignorá-lo, culpando a rotina agitada e o estresse.

Mais uma vez, a alta concentração de progesterona no organismo pode ser culpada por isso, assim como a queda de açúcar e da pressão arterial, já mencionadas. O seu corpo está sobrecarregado, gastando muita energia para gerar um ser vivo. Por isso, não se culpe e tente entender os seus novos limites. Investir em uma alimentação mais equilibrada e priorizar uma noite de sono de qualidade podem te ajudar nesse momento.

9. Vontade constante de fazer xixi

Correr para o banheiro para fazer xixi é algo comum entre muitas pessoas grávidas. No começo da gravidez, isso é ocasionado pela progesterona e pelo próprio hormônio hCG.

Mas a vontade de urinar também pode te acompanhar no final da gestação. Isso porque, no terceiro trimestre, o útero já expandiu bastante para comportar o seu bebê e, como consequência, outros órgãos como a bexiga e os músculos pélvicos ficam espremidos.

É possível até que ocorram escapes de urina quando a pessoa espirra, tosse ou ri, pela pressão na região. É algo bem natural e existem alguns absorventes específicos para isso. Porém, é importante não deixar a área da vulva muito abafada e ficar atenta caso comece a sentir ardência ou desconforto na hora de fazer xixi, já que pode ser um sinal de infecção urinária.

10. Mudanças rápidas de humor

Durante o período menstrual, na TPM, as alterações nos hormônios fazem com que algumas pessoas tenham mudanças rápidas de humor. Na gravidez, a situação é parecida. Com novidades no sistema metabólico e o aumento de progesterona e estrogênio, a grávida pode sentir muitas emoções ao mesmo tempo e ir do riso ao choro em minutos.

Isso sem contar, é claro, que a gravidez pode ser um momento sensível, de muitas dúvidas e medos, o que intensifica a tristeza e a ansiedade. Porém, é preciso ficar atento aos sinais e, se os sentimentos negativos persistirem por muito tempo, talvez seja a hora de procurar ajuda profissional. Acompanhamento psicológico pode fazer toda diferença nessa etapa e até mesmo evitar uma depressão pós-parto.

Sintomas de gravidez: semana a semana

Para quem está ansiosa, esperando pelo positivo no teste de gravidez, qualquer sintoma já chama atenção. Por isso, saber quais sinais costumam aparecer mais cedo, ainda nas primeiras semanas de gestação, pode ajudar.

É claro que, como falamos, eles não significam necessariamente uma gravidez – assim como a ausência não quer dizer que a pessoa não está esperando um bebê. A lista, então, é uma previsão com base em indícios mais comuns no início do processo, antes mesmo do atraso menstrual.

1ª semana de gestação: aumento na temperatura basal; sangramento, com corrimento vaginal rosado; cólicas e dores na região lombar.
2ª semana de gestação: sensibilidade nos seios; enjoo e náusea; tontura e dor de cabeça.
3ª semana de gestação: cansaço e sono excessivo; mudanças no humor; vontade constante de urinar.
4ª semana de gestação: atraso na menstruação; inchaço e má digestão; enjoo e náusea mais fortes.

Com um positivo em mãos, você já pode se preparar para as próximas etapas, como consulta com um de nossos Ginecologistas e Obstetras e a marcação do seu pré-natal.

A clínica Dr. Carlos Moraes – Ginecologia e Obstetrícia, está aqui para te ajudar em todas as fases da sua gestação e também com muitos conteúdos de qualidade.