Quais os sintomas da paciente com endometriose profunda ?
A endometriose é uma doença caraterizada por crescimento de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina.
Este tecido pode estar na tuba uterina, nos ovários e na cavidade abdominal por exemplo.
Mas muitas vezes fica localizado atrás do útero, podendo acometer o intestino.
Quando isto acontece temos o que chamamos de endometriose profunda ou infiltrativa.
Quais os sintomas da paciente com endometriose profunda?
Os sintomas não são específicos. A mulher basicamente sente dor pélvica, que piora com o passar do tempo e que piora com a menstruação.
O diagnóstico é muitas vezes confirmado com exames subsidiários : ressonância magnética da pelve e/ou ultra sonografia especializada com preparo intestinal.
Muitas pacientes com endometriose profunda também tem um exame de sangue bem alterado, chamado de CA- 125, que costuma vir bem elevado.
Existem várias alternativas para seu tratamento, mas nestes casos costuma-se indicar cirurgia para retirada das lesões.
O procedimento cirúrgico é relativamente complexo porque normalmente a endometriose acomete tecido que fica ao redor de nervos pélvicos e ao redor de uma estrutura chamada ureter, que leva a urina dos rins para a bexiga.
É uma região pélvica que costuma ser bem irrigada por vasos sanguíneos então há risco de perda sanguínea um pouco além da que ocorre em outras cirurgias ginecológicas.
Sem contar com a boa chance de termos lesões de endometriose no intestino, que nos mostrem a necessidade de ressecções intestinais.
Enfim constituem um bom desafio para a equipe que cuida da paciente, que muitas vezes é composta por urologista, cirurgião do aparelho digestivo e ginecologista.
Como o procedimento pode ser demorado não podemos nos esquecer de ter na equipe anestesiologista competente e também entrosado com a equipe cirúrgica.
Nos últimos anos tenho feito este tipo de cirurgia com resultados animadores. Lembrando que em alguns casos há necessidade de tratamento clínico adicional.
A melhora da dor é importante e muitas pacientes só conseguem engravidar após a cirurgia.
Poder acompanhar estas mulheres, satisfeitas com o procedimento e realizando seus sonhos tem me deixado bem feliz nos últimos anos.