Quais os sintomas da paciente com endometriose profunda?

Quais os sintomas da paciente com endometriose profunda ?

A endometriose é uma doença caraterizada por crescimento de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina.

Quais os sintomas da paciente com endometriose profunda?

Este tecido pode estar na tuba uterina, nos ovários e na cavidade abdominal por exemplo.

Mas muitas vezes fica localizado atrás do útero, podendo acometer o intestino.

Quando isto acontece temos o que chamamos de endometriose profunda ou infiltrativa.

Quais os sintomas da paciente com endometriose profunda?

Os sintomas não são específicos. A mulher basicamente sente dor pélvica, que piora com o passar do tempo e que piora com a menstruação.

O diagnóstico é muitas vezes confirmado com exames subsidiários : ressonância magnética da pelve e/ou ultra sonografia especializada com preparo intestinal.

Muitas pacientes com endometriose profunda também tem um exame de sangue bem alterado, chamado de CA- 125, que costuma vir bem elevado.

Existem várias alternativas para seu tratamento, mas nestes casos costuma-se indicar cirurgia para retirada das lesões.

O procedimento cirúrgico é relativamente complexo porque normalmente a endometriose acomete tecido que fica ao redor de nervos pélvicos e ao redor de uma estrutura chamada ureter, que leva a urina dos rins para a bexiga.

É uma região pélvica que costuma ser bem irrigada por vasos sanguíneos então há risco de perda sanguínea um pouco além da que ocorre em outras cirurgias ginecológicas.

Sem contar com a boa chance de termos lesões de endometriose no intestino, que nos mostrem a necessidade de ressecções intestinais.

Enfim constituem um bom desafio para a equipe que cuida da paciente, que muitas vezes é composta por urologista, cirurgião do aparelho digestivo e ginecologista.

Como o procedimento pode ser demorado não podemos nos esquecer de ter na equipe anestesiologista competente e também entrosado com a equipe cirúrgica.

Nos últimos anos tenho feito este tipo de cirurgia com resultados animadores. Lembrando que em alguns casos há necessidade de tratamento clínico adicional.

A melhora da dor é importante e muitas pacientes só conseguem engravidar após a cirurgia.

Poder acompanhar estas mulheres, satisfeitas com o procedimento e realizando seus sonhos tem me deixado bem feliz nos últimos anos.