A preocupação com a nutrição e com a dieta adequada acompanha o ser humano!
Em todas as fases da vida, da infância à velhice, ocorre a preocupação do que comer, em que quantidade, com qual frequência, etc.
Durante a gravidez não é diferente. Eu diria até que este é um momento tão especial, que mulheres que normalmente não se preocupam com a dieta, passam a ficar mais atentas com sua alimentação. Afinal de contas, a saúde do bebê está em jogo.
Abordei este tema em um texto recente e a repercussão foi muito grande. Assim, decidi continuar um pouco mais sobre este assunto tão fascinante e complexo.
Para a saúde da gestante e do bebê, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e variada. Vitaminas e minerais essenciais na gravidez são encontrados nos alimentos, por isso é necessário que se tenha atenção especial na hora das refeições. Assim, coloque-os sempre em sua dieta, conforme abaixo:
- Ácido fólico: essencial para a divisão celular e prevenção dos chamados “defeitos do tubo neural“, como espinha bífida. Alimentos como legumes, vegetais de folhas verdes e frutas são fontes do suplemento mais conhecido das gestantes.
- Vitamina A: importante antioxidante que protege as células contra radicais livres. Encontrada em frutas, vegetais de cores fortes como cenoura, abóbora, brócolis, espinafre no fígado, ovos e leite.
- Vitamina B12: ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e no correto funcionamento do sistema nervoso central. Coma carnes, peixes, ovos, queijos e beba leite.
- Vitamina C: age como antioxidante. É também indispensável para a síntese do colágeno, para a manutenção dos tecidos e das funções glandulares e do crescimento. Aumenta a imunidade, protege contra infecções. Muito encontrada em frutas como laranja, limão, abacaxi e mamão papaia. Pode ser adquirida também em repolho, couve-flor, espinafre, pimentões verdes e tomates.
- Vitamina D: fundamental para o desenvolvimento ósseo, síntese da insulina e manutenção do sistema imunológico. Ajuda na absorção do cálcio. Sua produção é estimulada pela luz solar, assim toda mamãe deve se expor ao sol. É possível encontrá-la também nos peixes como atum e salmão.
- Cálcio: imprescindível para a formação dos ossos e dentes, atua na contração das fibras musculares e na coagulação sanguínea. Fácil de achar em leite e seus derivados como queijo, iogurte, etc., está presente também na gema de ovo, gergelim, amêndoas, sardinha, feijão e folhas verdes.
- Ferro: evita a anemia na gestante e a falta e oxigenação para o bebê. Pode ser receitado pelos obstetras antes, durante e depois da gravidez. Você encontra ferro em carnes vermelhas, cereais integrais, vegetais de folhas verde-escuras, feijão, lentilha, gema de ovo, nozes e legumes.
- Iodo: ajuda no desenvolvimento embrionário e nos órgãos fundamentais, essencial para os hormônios da tireoide. Presente em castanhas, nabo, nozes amêndoas e em legumes.
- Zinco: auxilia também no desenvolvimento e crescimento do bebê, considerado um antioxidante natural. Pode ser encontrado na carne, nos produtos lácteos, feijão, grão de bico, soja e frutas secas.
Na dúvida, converse sempre com o seu ginecologista e obstetra. Caso necessário, ele pode receitar uma suplementação apenas com as vitaminas e os minerais que você necessita. Nunca tome nada sem a orientação dele, principalmente na gravidez.